Arquivo de Exames - Urologista no Porto especialista em disfunção erétil - Prof. Nuno Tomada Arquivo de Exames - Urologista no Porto especialista em disfunção erétil - Prof. Nuno Tomada
Home > Exames

Exames

  • Ecodoppler Vascular Colorido Peniano

    Os distúrbios do fluxo arterial e do mecanismo veno-oclusivo representam as causas mais frequentes de disfunção eréctil. A ecografia peniana com doppler vascular colorido antes e após injecção de fármaco vasoactivo com uma agulha muito fina na parte lateral do pénis (geralmente Alprostadil) permite a caracterização destas alterações vasculares durante a erecção. Também permite a avaliação detalhada dos corpos cavernosos e túnica albugínea para a identificação de calcificações ou fibrose dentro do tecido eréctil. Trata-se assim de um exame dinâmico que nos permite investigar a saúde vascular do pénis, o que é fundamental para o tratamento e prevenção de patologias cardiovasculares no homem. A erecção resultante é auto limitada no tempo mas em casos excepcionais em que dure mais do que 4 h deve obrigar ao contacto com o seu médico.

  • Ecodoppler Vascular Colorido Escrotal

    O Ecodoppler vascular colorido é extremamente útil para o diagnóstico de lesões escrotais. No modo de escala de cinzentos caracteriza as lesões como extra ou testiculares e associado ao Doppler colorido, o fluxo e a perfusão também podem ser avaliados. Este exame é particularmente útil em patologias dolorosas agudas onde pode diferenciar entre isquemia testicular e situações inflamatórias, e evitar assim explorações cirúrgicas desnecessárias. Com o ecodoppler colorido também pode ser obtida informação importante acerca da vascularização de neoplasias do testículo. Adicionalmente, este exame tem uma alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico de lesões vasculares como o varicocelo, especialmente se for realizado por médicos experientes recorrendo a manobras dinâmicas.